16 de junho de 2009

Moçambique

Conhecendo Portugal (e a sua mentalidade) como conheço, cada vez mais me encantam os países africanos pela sua simplicidade e necessidade de obra e empreendimento. São países magníficos e místicos, como por exemplo, Moçambique.
Confesso que não conheço esta terra, mas o pai que conhece e tão bem, diz-me maravilhas sobre o ar, a água e o cheiro a África que Moçambique exala. Tenho algumas fotos, daquelas antigas, a preto e branco, que me mostram como aquele país é diferente e exótico. Como sabemos, o futuro do mundo está em África, como demonstram as sucessivas notícias que dão conta da emigração portuguesa para Angola. Agora como dantes, os portugueses procuram além-mar melhores oportunidades de vida. Apesar de não possuir tantas riquezas naturais como Angola, Moçambique é um país rico mas pobre, próspero mas manifestamente subdesenvolvido, o que prova a necessidade urgente de uma aposta naquele país. O turismo seria uma boa vertente, se fosse devidamente aproveitado e explorado. As paisagens que me chegam são magníficas e imensamente diferentes de tudo aquilo que conhecemos na Europa. Todo esse património natural tem de ser preservado e, se possível, visitado. Nos dias actuais, em que tantas pessoas gastam dinheiro em destinos como a América do Sul, seria interessante, no mínimo, se prestassem alguma atenção às maravilhas que a África (e aqui tão perto...) nos tem para oferecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário